quinta-feira, julho 17, 2008

Nova medida para leitura...(rule, rues)



Hoje criei a minha obra prima literária. E não é nenhum poema, nem conto, nem letra de música... É uma MEDIDA para leitura. É o Rule e o Rues. Como todas as medidas científicas elas também são a abreviação dos nomes de seus criadores (no caso eu!). Ou ainda Rítmos Universal de Leitura ou Rítmos Universal de Escrita (eu prefiro RUiz LEminski ou RUiz EStrela, mas tudo bem).-fora a expressão em inglês RULES!

É o seguinte. O Rule é quantas páginas lemos por hora. Temos o nosso rule pessoal. O meu rule é muito maior que o do Téo, mas que é menor que o do Makely por exemplo. Apesar dele ser variável cada obra tem seu RULE. Um Paulo coelho tem lá suas 70 Rules, ou seja, 70 páginas lidas por hora.. Já um Gumarães Rosa umas 20 talvez.

Para que serve o RULE? HOra para várias coisas... para sabermos calcular quanto tempo demoraremos num livro. Ou se temos X tempo podemos escolher um livro que se enquadre melhor nas nossas necessidades sem interrompermos nossa história (pq depois para retomar temos que voltar um pouco geralmente).

E o Rues? O Rues é quanto tempo leva para o escritor desenvolver cada página do livro. VOltando ao exemplo... Se o grande sertão Veredas foi 5 Rues (5 horas por página) o Brida deve ter sido 0,5. E aí o leitor terá um parâmetro sobre a PROFUNDIDADE do que ele lerá. Claro que não confiaremos na lábia do escritor que sempre irá superestimar seu rues, haverá um dispositivo no word que calculará isso e automaticamente registrará no arquivo.

Acredito que no futuro isso dará samba. Para quem faz mestrado e doutorado por exemplo... as pessoas poderão supor com mais exatidão o tempo gasto com cada livro. (Ou quanto tempo gastam para desenvolver as páginas exigidas.) Cada um pegará o seu RULE e fará uma regra de trê com o número de páginas do livro e o Rule do livro.

Até para o comércio. "QUINUA REAL AUMENTA EM 10% seu RULE!" pronto! dá-lhe comer quinua real para estudar.

Ou ainda vc chega no médico e explica: doutor, minha memória anda fraca, tenho tido tonturas e o meu Rule caiu! Pronto, facilita o diagnóstico.

Para quem ama leitura sugiro que a partir de agora a gente adote essa medida. Quando indicamos um livro "Anica, leia vozes num divertimento (60), é ótimo". Aí já está lá a minha medida para que ela pegue o livro e o devore num fim de semana.

Prático, fácil e não requer tão pouco habilidade.
Logo coloco o meu RULE e dos livros que estou lendo aqui.

12 comentários:

Unknown disse...

Estrela minha cara, essa idéia é absolutamente genial! O RUES me parece um conceito mais frágil, porque é muito subjetivo e ainda há a praga do ego do escritor para complicar uma aferição científica. Além do mais o sujeito pode ser simplesmente medíocre e levar anos para escrever o que um escritor genial levaria horas. Agora o RULE pode ser calculado em laboratório. Pode-se pegar um mesmo texto e aplicá-lo a um número significativo de pessoas em iguais condições de temperatura e pressão. Teríamos assim o RULE médio de uma cidade, um estado ou mesmo um país. Esse valor médio seria um parâmetro para cada um se basear. A partir daí poderíamos ter também programas educacionais para elevar o RULE da população. A propósito, meu RULE ultimamente está tipo a média do Grande Sertão para ler o Alquimista! Aliás, consegui a versão da Globo pro Grande Sertão com o Tony Ramos e a Bruna Lombardi. Isso é o que eu chamo de operação intersemiótica para burlar o RULE, ou ação bRULEsca ...

Anônimo disse...

ironia grossa

Anônimo disse...

Sensacional! Sua invenção é brilhante.
Desde que virei revisor meu Rule diminuiu muito. Não consigo mais ler sem me preocupar com a revisão. Meu Rule não costuma passar de 10.
Meu Rues, então, é mais baixo ainda. Para escrever uma dúzia de linhas no blogue, lá se vão algumas horas.

Grande abraço,

Pablo
http://cadeorevisor.wordpress.com

Unknown disse...

Poxa, ando precisando melhorar meu Rule e meu Rues! vai dar samba sim!

Henrique disse...

e quanto um paulo coelho deve ter usado pra cada clássico da música de sua autoria?

Anônimo disse...

falta do que fazer, heim...

esse negócio de ficar medindo as coisas é coisa de positivista. quem gosta dessas coisas é o povo do marketing.

bj.

Anônimo disse...

oi, estrela. pensemos também da seguinte forma: você disse que o rues do g. s. veredas era de 5 páginas por hora e do brida 0,5.
mas você não levou em consideração que quem escrevia g. s. veredas era o guimarães, um virtuoso. já brida, era o p. coleho, um 'normalzinho', um cara que estava aprendendo. baseado nisso, poderia ser o contrário: 0,5 por hora para guimarães, que por mais que g. s. veredas seja uma puta obra na sua complexidade, é o guimarães. e 5 por hora para o paulo, que por mais que brida seja obra sem nenhum bicho de sete cabeças, é o paulo coelho.

(www.osfilhosdoshippies.zip.net)

Anônimo disse...

hahaha!


genial!
E o RULE dispersivo, transgressivo, que fica pulando de livro em livro, como que fica? Conserto de Rules, aqui! Tem um alemão chamado Wolfgang Iser, que é considerado o maior especialista no que diz respeito às práticas da leitura (O ato da leitura I e II, dele). Mas o RULE RUES (no ritmo daquela música do Elvis) supera qualquer teoriquês!

Zupá!!!

nara

Renato Villaça disse...

depois botem um link aí para o blog SOMOSOM.
e passem lá pra conferir.

http://renatovill.blogspot.com

bj.

Mariana Botelho disse...

Eu aqui de intrusa pra dizer que adorei!! rsrsrs
e também pra dizer que você anda pensando demais... rsrs

muito bom!

Nana

Pedrinho RENZI disse...

prezada ESTRELA...
COMO VAI?
perguntar não ofende:
QUEM É A FOTO DO "padre"???!

Anônimo disse...

Melhor saque depois do ponto G, Estrelinha...
Um indicativo decisivo:
`o cara é interessante, qual será o seu Rule?`.

Rule&Rules, Estrela, patenteie! hehehe
bj.
Lina Faria