segunda-feira, março 11, 2019

Para fazer carreira/gig/rolê na música

by Rodrigo Lemos, também conhecido como Lemoskine:
ATENDENDO A PERDIDOS...
25 Conselhos que vos deixo - vol. 2
Para fazer carreira/gig/rolê na música, eventualmente:
1. Você será reconhecido. Mas, na maior parte do tempo, será ignorado.
2. Você vai ter que ser pontual, ainda que ninguém mais seja (esse item também inclui o contraponto inevitável: a ESPERA... Seja no ensaio, na gravação, na passagem de som, no aeroporto, na rodoviária, no backstage, nas ~paradas de sucesso... Você vai precisar esperar).
3. Você vai ter que sair das redes sociais enquanto trabalha... Desligue o celular - de preferência, perca-o de vista - e faça silêncio no estúdio. Ouça e esteja presente no que está acontecendo.
4. Você vai ter que ser humilde, ainda que ninguém mais seja (esse item NÃO implica em ser submisso(a)... saiba a diferença).
5. Você vai esquecer os itens acima e meter aquele modo "rockstar" pra se impor em meio a alguma situação desfavorável.
6. Você vai se arrepender de tudo... Vai querer desistir.
7. Você vai figurar em listas, concorrer e até ganhar prêmios importantes para o meio. Vai ter comemoração. Vai ter menosprezo.
8. Você NÃO vai figurar em listas, concorrer, muito menos ganhar prêmios importantes para o meio. Vai ter lamento. Mas também vão te celebrar por ser truezêra/undergound/alterna/foda-se o sistema.
9. Você vai perceber que esses itens anteriores, não têm relevância de verdade se você não estiver certo(a) de que comunicou o que queria, modificou algo ou alguém.
10. Você vai achar que a solução é perseguir as modinhas.
11. Você vai ter que lançar o sucessor do seu GRANDE HIT. Não sofra se ele não for um novo grande hit. Não meça o sucesso com base em números, mas sim no processo que aconteceu dentro de você. Você caminhou profissional ou artisticamente? Ótimo! Comemore! Você prosperou! É nos pequenos sucessos que a gente vai encontrando longevidade.
12. Cuide da sua voz, sendo cantor(a) ou não.
13. Cuide do seu corpo, sendo performer ou não.
14. Cuide da sua cabeça, sendo criador(a) ou não. Tudo tem sua hora, já dizia mestre Bezerra.
15. Você vai procrastinar. Acontece.
16. Você vai achar que perdeu "a coisa" e não conseguirá criar nada relevante. Nunca mais.
17. Você vai pegar um(a) colega de trabalho. Não deixe ser um tabu... Mas se virar uma relação séria, também não deixe cair no clichê. Amem-se respeitando quem está em volta.
18. Você vai viajar muito, vai ter horários aleatórios para trabalhar, vai conhecer gente nova todos os dias e se afastar das longas amizades e da família. Encontre um jeito de voltar. Dê os sinais. Recomece. Isso nunca se perde.
19. Você precisará trabalhar em conjunto. Numa equipe, cada integrante tem sua especificidade... Dê o melhor de si, saiba respeitar onde acaba sua etapa; e confie nas pessoas que você reuniu para o seu projeto.
20. Eventualmente, você precisará saber o que quer.
21. Tenha carinho com o que você (e provavelmente só você) considera essencial para a sua música... Mas, não deixe virar nóia. Sobretudo, experimente "escutar os ouvintes". A impressão de alguém de fora do clubinho pode te oferecer um espelho mais fiel.
22. Você vai reparar que, às vezes, baixar o seu volume é legal.
23. Você vai ficar impressionado com uma coisa chamada "dinâmica".
24. Você vai perceber que, compreendendo o conceito de dinâmica, conseguirá aplicar inclusive o inverso com muito mais impacto.
25. Você precisa continuar fazendo...
Seguimos ✌🏽

Nenhum comentário: