sexta-feira, julho 08, 2005

Carta do Beline a petrobrás.

"Parabéns Petrobrás S. A. 30/6/2005 07:07
Hoje eu vou publicar aqui o meu profundo sentimento de admiração pela Petrobrás S. A. Para quem acompanhou o processo de seleção de projetos culturais que contarão com a “energia” da Petrobrás, viu claramente a coerência de seus critérios sem nenhuma surpresa. Seus critérios são coerentes com o seu discurso, o de levar cultura a todos.
São Paulo e Rio são realmente os estados mais carentes de incentivo a cultura. Mas tem a suas exceções. O Festival de Teatro de Curitiba, da Fundação Calvin, por exemplo, que leva cultura a todos, com ingressos acessíveis. São projetos que precisam do apoio da Petrobrás, sem este apoio, sua viabilização seria improvável.
Em outros estados como o Paraná, Roraima e Acre, por exemplo, não se produz cultura, como se sabe. E mesmo que um ou outro artista ousasse faze-lo, não seria necessário a intervenção de uma empresa estatal, pois não carecem de incentivo. Basta olhar os índices de captação destes “estados”.
Grupos desconhecidos como o Galpão ou o grupo Corpo, não tem apelo na mídia, logo, precisam da “energia” que uma empresa consciente como a Petrobrás S. A. se propõe a oferecer, pois não é nenhuma obrigação, é dinheiro privado e a empresa faz dela o que bem entender.
São realmente excelentes critérios. A Petrobrás não é uma empresa qualquer, não tem o dever de intervir na produção cultural brasileira, e deve manter políticas de patrocínio como essa. A convergência de estratégias de mercado, coma s metas de faturamento em sintonia com a expectativa de acionistas e do pensamento global da economia mundial, favorecendo seus investidores, buscando sempre o lucro e a exploração comercial de alguns artistas preocupados, claro, com a cultura nacional.
Parabéns Petrobrás S. A. Esperamos poder contar sempre com essa energia."

Nenhum comentário: