quinta-feira, abril 20, 2006

Lendo o que todo mundo já leu...



Estou lendo o tal do "Mundo de Sofia" que todo mundo já leu, mas enfim, agora chegou a minha vez! Na verdade chegou um pouco tarde sim, porque talvez fosse mais gostoso ler sobre todas aquelas linhas filosóficas antes de eu ter estudado elas na faculdade (e teria tirado notas bem melhores, com certeza. ou até pararia de prestar atenção na coleção de tiques nervosos que o meu professor tinha). Também teria curtido mais a linguagem, que é pra nível pré-adolescente. Bom, ok. Isso já foi. O que interesa é que o livro é uma delícia mesmo, e é um gol de placa no que se refere a aproximar a filosofia dos mundos de hoje. Estarei absorvida por esse livro por um tempo, dando pausa em MIA COUTO (sim, estou com o voo do flamingo nas mãos!!!) e outros!


O livro tem centenas de páginas, já é um resumo de tudo, mas quem quiser existe um resumo do livro! (Eu não quero ler, parece aquela época de cursinho que em vez de ler os livros você pega a apostilinha, ECA!)

"O Mundo de Sofia, editado pela primeira vez em 1991, é um dos livros que continua a encantar todo o tipo de leitores. Mesmo depois de todo o êxito inicial e de se ter tornado quase de imediato um best-seller, continua a ser lido, hoje em dia, por milhares de pessoas, em particular por jovens. O autor, Jostein Gaarder, professor de filosofia do secundário, conseguiu de uma forma original desenvolver uma aventura cheia de reflexões e perguntas através da história da filosofia desde o princípio dos tempos. O objectivo principal deste livro não é, segundo o nosso ponto de vista, relatar ao leitor a evolução da filosofia ao longo do tempo, mas sim fazer com que este não seja tão indiferente àquilo que o rodeia. Isto é conseguido através das respostas dos grandes filósofos às questões que sempre afligiram o mundo. "A capacidade de nos surpreendermos é a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos (...) E agora tens que te decidir, Sofia: és uma criança que ainda não se habituou ao mundo? Ou és uma filósofa que pode jurar que isso nunca lhe acontecerá?... Não quero que tu pertenças à categoria dos apáticos e dos indiferentes. Quero que vivas a tua vida de forma consciente." "

Um comentário:

Anica disse...

Eu li lá nos meus 15 e na época amei. Anos depois fui tentar ler de novo e ele saiu da lista dos livros da minha vida =/