terça-feira, abril 03, 2007

Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), um caso sério!

Eis um fato que aconteceu em Fortaleza, agora no fim de março:

Na madrugada de Sabado (24) para domingo (25) a banda Thiago Mancha & Massa Sonora estava apresentando seu show acustico no bar Champanheria ( Av. Santos Dumont c/ Av. Barão de Studart), quando, a 40 minutos do fim da apresentação, 3 PMs armados e violentos + oficial da prefeitura (ainda mais violento) barraram o show sem aviso prévio confiscaram instrumentos, (o que é totalmente proibido, pois tratam-se de bens particulares) agrediram o Vocalista e o ameaçaram com uma arma, e levaram-no preso (acreditam nisso???) .

O advogado do mesmo estava no local e gravou a agressão policial em video, mas teve seu celular destruido pelo PM, e também foi agredido.

Várias pessoas no bar foram ameaçadas de violencia policial, e eu proprio fui ameaçado pelo fiscal da prefeitura. O Bar concordou em pagar a multa e a banda em encerrar o show, mas não foi motivo suficiente para a policia; um deles chegou a afirmar, rindo, que estava infelizmente no local pra tirar o nosso cachê.

Eu agora lhes pergunto: Sou musico há 12 anos, trabalho com os grandes artistas e grandes estudios da nossa cidade e do nosso pais: Esse é o respeito q nós merecemos por todo nosso trabalho? Pela nossa musica? Nossos anos de estudo? Ser tratado como um delinquente? Um vagabundo?

Algo está muito errado no treinamento dos PMs de Fortaleza, nas leis locais e na Ordem dos Músicos (Será que tem ordem mesmo?)

Davi Fernandes Alves de Lima



E aí, o que fazer???

Já existem milhares de ações de músicos contra a OMB, que consistem em mandados de segurança e/ou liminares que desobrigam os músicos a se filiarem, ou seja, pode exercer a profissão de músico normalmente. E o melhor, amparado pela justiça. Ninguém mais, nem OMB, prefeitura e nem polícia poderá mais interferir na profissão de músico. Portanto, quem é músico e ainda não moveu essa ação, não perca mais tempo. É simples e não é tão caro. Não está explícito de onde partitu essa ordem para os policiais cearenses agirem assim. Se foi realmente da OMB ou não (deve ter sido!). Mas, com esse mandado de segurança, o exercício da profissão de músico estaria garantido, contra a OMB e qualquer outra entidade que viesse a questionar.

Como fizemos???
teo@musicaderuiz.art.br

2 comentários:

Anônimo disse...

queria embarcar

no trem

do ir-me embora



em busca do destino

de não saber aonde



mas é de um cansaço

o gastar-me

em essas alegrias



e desistir por não saber

do talvez

ou

que houvesse



um descanso

de janelas

no balanço

Anônimo disse...

"agrediram o Vocalista e o ameaçaram com uma arma, e levaram-no preso (acreditam nisso???) "

é um absurdo. difícil de acreditar mesmo.
é nessas horas que tenho medo e aversão pela palavra 'ordem' e todo o sentimento de controle, pragmatismo e progressismo que ela pode conter.