sexta-feira, abril 25, 2008

Informes rápidos Leminiskata.



Passei aqui só pra dizer que esse projeto novas cartografias é do caralho (hoje foi MUITO bacana), que sexta vamos pra joinville tocar de manhã e que sábado a tarde participaremos do fórum social do mercosul na Reitoria pra falar adivinha do quê? Quem falou Música Independente ACERTOU!




Fim de semana literário na Fundação Cultural de Curitiba
> publicado em 23/04/2008

A Fundação Cultural de Curitiba inicia nesta quinta-feira (24) o projeto literário Nova Cartografia, que possibilitará o encontro de um escritor local com um escritor de outra região do Brasil. O primeiro encontro, às 19h30, no Palacete Wolf, será entre a curitibana Estrela Leminski e o paulista Joca Terron. Sábado (26), às 15h, na Casa da Leitura, acontece mais uma roda de leitura do ciclo A Casa da Leitura Lê Loucura, com Mário Domingues falando sobre a psiquiatria na obra de Machado de Assis. Domingo (27), às 9h30, no Palacete Wolf, começa outra nova série literária, a Odisséia da Palavra, com leitura e análise de textos clássicos da Antigüidade. Todos os encontros têm entrada franca.
O ciclo Nova Cartografia abre espaço para que os convidados façam análises e leituras mútuas de suas obras. O objetivo é incentivar diálogos regionais entre produtores de literatura e apresentar à população curitibana tanto a produção local quanto de outros estados. O programa conta com a curadoria dos escritores Luci Collin e Paulo Sandrini. Até outubro serão realizados seis encontros. Entre os participantes estão João Filho (Salvador), Maria Esther Maciel (Belo Horizonte), Paloma Vida (Rio de Janeiro), Nicolas Behr (Brasília) e Jorge Pieiro (Fortaleza), e os curitibanos Adriano Smanioto, Assionara Souza, Amarildo Anzolin, Maurício Arruda Mendonça e Ricardo Pedrosa Alves.
Joca Reiners Terron, convidado do primeiro encontro, estreou na literatura em 1998 com ´Eletroencefalodrama´, livro de poemas que também marcou a criação de sua editora, Ciência do Acidente. Publicou os romances ´Não há nada lá´ (2001) e ´Hotel Hell´ (2003), além dos poemas de ´Animal anônimo´ (2002) e as narrativas de ´Curva de rio sujo´ (2003), editado no Brasil e em Portugal, e de ´Sonho interrompido por guilhotina´ (2006). Seus textos já foram publicados na Itália, nos Estados Unidos, na Argentina e no México. Participou das principais feiras e bienais de livros do país, além das feiras de livros de Lisboa (2004) e Buenos Aires (2006). Foi convidado da 2ª edição da FLIP, Festa Literária Internacional de Parati, em 2004, onde participou da mesa de encerramento, ao lado de Paul Auster, Margaret Atwood, Pierre Michon, Martin Amis e Milton Hatoum. É colaborador da Folha de São Paulo e do programa Entrelinhas, da TV Cultura.


Projeto Nova Cartografia
Com Joca Terron (São Paulo) e Estrela Leminski (Curitiba)
Mediação: Ricardo Corona
Data: 24 de abril (quinta-feira), às 19h30
Local: Palacete Wolf – Praça Garibaldi, 7
Entrada franca

4 comentários:

Anônimo disse...

Têêêla! Passando para contar que o meia palavra deu cria!!! -> http://www.meiapalavra.com.br/wordpress/

XD

Beline Cidral disse...

Acabei de ler os post sobre o Forum. Se estivesse em Curitiba provávelmente estaria no meio, passando raiva. A menos que as coisas tenham mudado muito (as pessoas e as opiniões não muito pelo que li), e a julgar pela carta o resultado está aquem do que um evento como esse poderia resultar. Mas o ponto que mais me tocou e me deixou surpreso é estarem numa mesma pauta as arrecadadoras, as majores, os indies e a cc. Não que não estejam relacionadas, mas direitos autorais, na minha opinião é assunto maior. Envolve mais que músicos e sua dificuldade para sobreviver do seu trabalho. Sou a muito tempo defensor da idéia do Creative Comons e não vejos que ação uma gravadora poderia tomar para prejudicar o sistema de arrecadação comercial segundo licença cc. Sempre fui a favor de música de graça no computador da pessoas, um show com ingressos que paguem o pão e a gasosa do músico (pq não um croassaint e tanque cheio num carro confortável?). De preferencia pago com dinheiro arrecadado com direitos autorais pagos pelos grandes veiculos, ao meu ver, nenhuma elimina a outra.
Mas esse assunto é complicado e eu sou bem chato com isso, pra mim o movimento de classe musical em Curtiba é centralizadora e pouco inventiva, soa como uma pretenção de apenas querer entrar no eixo e arrancar 1% de qualquer verba pra qualquer coisa, como se resolvesse.
Sem mais e com o mal humoe de sempre pra essas coisas, um muito obrigado pela atualizada nos assuntos da terrinha ai e boa sorte na luta, confio em vocês... rs

Samantha Abreu disse...

E Londrinaaaa????
ahmmmm...

Um beiJO!

Anônimo disse...

e aí, menina! nessas voltas que dou de vez em quando pelos blogs e sites à fora, vi incontáveis vezes, nos links dos outros, esse blog (leminiskata), mas sempre achei que fosse o blog de mais um admirador do paulo, por isso eu nem entrava, ou deixava pra entrar depois e acabava esquecendo. resolvi entrar hoje e me surpreendi vendo que é seu, estrela.

acho que vira e mexe darei umas passadas aqui pra me interar do que rola no movimento literário-musical-independente aí no sul.

abraço!

(www.blogdogafanhoto.blogspot.com)